terça-feira, 15 de novembro de 2016

Referencial Teórico do TCC

Bom seguindo com os posts sobre TCC, vamos falar agora sobre o Referencial Teórico.

O referencial teórico é uma das partes mais importantes do trabalho científico, visto que é a partir dele que os leitores vão poder ter uma compreensão maior acerca do tema do seu estudo. A construção do referencial deve se dar implicando todas as temáticas que estão envolvidas com o estudo. Pode-se utilizar tanto citações diretas como indiretas, dando preferencia a estas últimas.

Voltando ao exemplo do estudo sobre inteligências múltiplas, o seu referencial era composto por alguns tópicos como:

- Inteligência
- Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner
- Conceituação da Vida Adulta

Este meu projeto era bem simples, entretanto no Trabalho de Conclusão de Curso o referencial teórico deve estar bem completo e fundamentado. Deve conter pesquisas atualizadas sobre o tema em questão, mas também utilizar aqueles autores considerados como básicos e essenciais para a temática. O número de páginas é bem relativo, mas eu diria que de 7 a 12 seriam o suficiente para a obtenção de um referencial bem construído. É claro que sempre deve-se lembrar que todos os pontos deste trabalho também vão depender do estilo teórico do seu orientador, podendo ele pedir mais ou menos páginas.

Espero ter ajudado vocês, bjos! 

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Adesivos para Salvar


E ai pessoal, tudo bem? Hoje eu vim trazer esses adesivos para vocês baixarem e imprimires, é só clicar na imagem e salvar. Eles tem temas variados: estudos, faculdade, dinheiro etc. Vocês podem utilizá-los nas agendas ou onde quiserem também. Para decorar ou usar como lembrete de alguma atividade. As imagens eu retirei do Google e organizei de maneira a aproveitar da melhor forma possível a folha.
Espero que gostem e aproveitem!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Hipótese do TCC

Olá pessoal, vamos falar sobre Hipótese. A hipótese não é um elemento obrigatório do trabalho, vai depender muito do seu tipo de estudo como também do seu orientador. Na hipótese você vai colocar o que espera como resultado da sua pesquisa, trata-se de uma suposição. Exitem várias maneiras de formular a hipótese. A forma mais simples é como vou mostrar a seguir:

Hipótese
De acordo com Gardner (2016) "os graduandos em Psicologia apresentaram um maior escore em relação a inteligência interpessoal". Portanto, espera-se que:
Os graduando de Psicologia apresentam maior prevalência de inteligência interpessoal.

Obs: meu estudo não tinha hipóteses, essa eu criei agora só para exemplificar.

É importante também que você referencie, ou seja, aponte outro estudo que apresentou resultados que justifiquem essa sua suposição.  Assim como os objetivos a hipótese também pode estar separada ou dentro da introdução.

sábado, 5 de novembro de 2016

Objetivos do TCC

Olá pessoal, dando continuidade a nossa série sobre o TCC vamos falar sobre os objetivos do trabalho.

Bom, os objetivos como o próprio nome suscita é aquilo que você deseja alcançar com seu estudo, a meta que você estabeleceu. Eles se dividem em geral e específicos. No objetivo geral você irá descrever o que sua pesquisa pretende estudar. Já os objetivos específicos são os passos que sua pesquisa irá percorrer para chegar ao objetivo geral. Para ficar mais claro vou dar um exemplo de uma pesquisa realizada por mim, intitulada Mapeamento das Inteligências Múltiplas em Graduando do Curso de Psicologia (vou continuar usando esse exemplo ao longo dessa série):

Objetivo Geral:

Investigar quais os tipos de inteligências que são mais frequentes em estudantes do curso de graduação em psicologia.

Objetivos Específicos:

1.      Identificar quais inteligências mais frequentes nos estudantes do 4°, 5° e 6° período do curso de psicologia.
2.      Verificar se existia um tipo de inteligência predominante nos estudantes do 4°, 5° e 6° período do curso de psicologia.

     É importante dizer que os objetivos podem estar separados ou também dentro da introdução do trabalho e que são usados verbos transitivos diretos para descrevê-los. Ex: Investigar, verificar, identificar, compreender, averiguar etc.

É isso pessoal, espero ter ajudado. 
Bjos.