Olá pessoal, continuando a saga TCC vamos falar sobre o método do trabalho. Trata-se de uma das partes mais importantes, senão a mais importante. É nesse ponto que você irá descrever de forma detalhada como o seu estudo será realizado. Para isso é necessário que se coloquem alguns tópicos, vamos falar de cada um deles:
Tipo de Estudo: nessa parte você irá definir primeiramente a natureza do seu estudo básica ou aplicada. Também identificará a partir dos objetivos almejados se ela é descritiva, exploratória, correlacional etc. Ainda nesse ponto se coloca qual abordagem utilizada par o tratamento dos dados que pode ser quantitativa, qualitativa ou ambas. Não se esqueça justificar e referenciar.
Local da pesquisa: Esta parte é bem óbvia, você irá descrever o local onde pretende realizar o seu estudo podendo ser uma instituição, cidade, estado, país etc.
População e Amostra: A população é o público-alvo que sua pesquisa pretende estudar, ou seja aqueles que poderão ser incluídos no estudo. A amostra é a quantidade de participantes dessa população que serão estudados (1, 10, 20...). Existem muitos tipos de amostragem que podem ser definidos podendo ser probabilísticas ou não, tudo depende do seu objetivo enquanto pesquisador. Você irá definir e conceituar o tipo de amostragem utilizada.
Técnica e Instrumentos para Coleta de dados: Aqui você irá descrever os instrumentos que serão utilizados para a obtenção dos dados de pesquisa. Ex: questionário sociodemográfico, escalas, entrevistas etc.
Critérios de inclusão: Você irá estabelecer quais as características dos participantes que poderão fazer parte da pesquisa.
Critérios de Exclusão: Você irá estabelecer quais as características que serão utilizadas para eliminar participantes.
Procedimentos: Descrição de todos os passos que serão realizados ao longo do desenvolvimento do estudo.
Análise de dados: Descrição do método de análise de dados qualitativo ou quantitativo, ou os dois. Aqui você colocará como será o tratamento dos dados e a partir de que perspectiva eles serão analisados se de forma estatística ou não. Este ponto está diretamente correlacionado aos seus instrumentos de coleta de dados já que a análise será feita a partir dos resultados obtidos a partir deles.
Posicionamento ético do pesquisador: se a pesquisa envolver seres humanos ou qualquer tipo de dados humanos é requerido que se sigam os preceitos éticos estabelecidos pela resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Garantindo-se assim a responsabilidade dos pesquisadores para com os participantes. Também é imprescindível que a coleta de dados seja autorizada a partir de termos de assentimento, de consentimento livre esclarecido, termo de anuência, ou qualquer outro que seja necessário.
Riscos e benefícios: também para pesquisa com seres humanos considera-se que sempre haverão riscos implícitos, sejam eles mínimos ou não e é preciso que se especifique de que modo serão tratados a ocorrência destes para garantir o bem estar dos participantes. Ainda, é preciso que se coloquem os benefícios que a pesquisa trará ao meio acadêmico, científico, social ou qualquer outra para que sejam justificados os possíveis riscos.
Bom pessoal, é isso. Tentei explicitar de forma mais simples possível mas é importante lembrar que esta parte do trabalho é primordial para a aprovação ou reprovação do seu trabalho. Portanto, sigam os indícios que apresentei aqui, mas sempre buscando se pautar nas teorias e sempre referenciando os autores utilizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário